Subscribe Now
Trending News

Bom Jardim da Serra

Há tantas belezas nessa terra que soou absolutamente natural quando começaram a chamá-la de jardim. Com o tempo, o apelido deu origem ao novo nome da cidade, que substituiu o antigo, Cambajuva. Hoje, Bom Jardim da Serra é conhecida como “Capital das Águas” pois há no município 35 cachoeiras com pelo menos dez metros de altura e nada menos que 14 rios nascem no território e se tornam afluentes do Rio Pelotas dentro do próprio município.

O surgimento da cidade remonta a 1870, com a chegada da família do gaúcho Manoel Pinto Ribeiro e coube a estes primeiros colonizadores abrir uma trilha em direção ao litoral, que ficou conhecida inicialmente como Serra do Doze – só mais tarde passou a ser chamada de Serra do Rio do Rastro. Por influência dos colonizadores, ancestrais de boa parte dos mais de 4.500 moradores, Bom Jardim da Serra é um dos municípios catarinenses em que as tradições gaúchas são preservadas com mais afinco até hoje.

Vislumbrar as magníficas curvas da Serra do Rio do Rastro a partir do mirante é uma imagem inesquecível. A proximidade com esta famosa entrada leva Bom Jardim da Serra a ser conhecida como o portal da Serra Catarinense,e a cidade, que pode ser considerada uma síntese das maravilhas que o visitante encontrará dali em diante, faz as honras com muito orgulho.

Fonte: Roteiros Turísticos Regionais

 

Dados do Município

Região Turística: Serra Catarinense
Área: 935.872 km (IBGE/2010)
População: 4772 habitantes (IBGE/2013)
Latitude: 28°20’1
Longitude: 49°37’2
Altitude: 1250 m
Cidades próximas: Nova Veneza, Siderópolis, Treviso, Lauro Müller, Orleans, Urubici, São Joaquim.

Serra Catarinense

Cenário com lindos campos, lagos e águas cristalinas, a região serrana é uma bela paisagem pra quem decide subir a Serra do Rio do Rastro e admirar a neve no inverno. Por ter sido colonizada por tropeiros, possui hoje uma forte cultura gaúcha que nos leva a saborear um bom churrasco com arroz campeiro ou ainda as delícias feitas com pinhão nos hotéis com infraestrutura ideal para o turismo rural.

Saiba mais sobre a região Serra Catarinense acessando o

IDMS de Bom Jardim da Serra

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Bom Jardim da Serra.

Saiba Mais

Localização

Bom Jardim da Serra fica às margens da SC-390 – que liga a BR-282, na altura de Lages e à BR-101, na altura de Tubarão. Para quem vem do oeste, fica 42 km depois de São Joaquim. Para quem vem do leste, 24 km depois de Lauro Müller. Um caminho alternativo, para quem vem do sul, são as rodovias SC-444 e SC-446, passando por Criciúma e Orleans.

Os Aeroportos mais próximos são os situados nos municípios de Jaguaruna a 110 km e Lages a 122 km. O Aeroporto Internacional Hercílio Luz fica na capital Florianópolis, distante cerca de 211 km do Município de Bom Jardim da Serra.