instagram
Portal Municipal de Turismo de
Bom Jardim da Serra

Bom Jardim da Serra


{{previsaoTempo.dia1.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia1.condicao}} min {{previsaoTempo.dia1.minima}} / max {{previsaoTempo.dia1.maxima}}
{{previsaoTempo.dia2.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia2.condicao}} min {{previsaoTempo.dia2.minima}} / max {{previsaoTempo.dia2.maxima}}

Apresentação

Há tantas belezas nessa terra que soou absolutamente natural quando começaram a chamá-la de jardim. Com o tempo, o apelido deu origem ao novo nome da cidade, que substituiu o antigo, Cambajuva. Hoje, Bom Jardim da Serra é conhecida como "Capital das Águas" pois há no município 35 cachoeiras com pelo menos dez metros de altura e nada menos que 14 rios nascem no território e se tornam afluentes do Rio Pelotas dentro do próprio município.

O surgimento da cidade remonta a 1870, com a chegada da família do gaúcho Manoel Pinto Ribeiro e coube a estes primeiros colonizadores abrir uma trilha em direção ao litoral, que ficou conhecida inicialmente como Serra do Doze - só mais tarde passou a ser chamada de Serra do Rio do Rastro. Por influência dos colonizadores, ancestrais de boa parte dos mais de 4.500 moradores, Bom Jardim da Serra é um dos municípios catarinenses em que as tradições gaúchas são preservadas com mais afinco até hoje.

Vislumbrar as magníficas curvas da Serra do Rio do Rastro a partir do mirante é uma imagem inesquecível. A proximidade com esta famosa entrada leva Bom Jardim da Serra a ser conhecida como o portal da Serra Catarinense,e a cidade, que pode ser considerada uma síntese das maravilhas que o visitante encontrará dali em diante, faz as honras com muito orgulho.

Fonte: Roteiros Turísticos Regionais

 

Imagem ilustrativa região turística Serra Catarinense

Serra Catarinense

Cenário com lindos campos, lagos e águas cristalinas, a região serrana é uma bela paisagem pra quem decide subir a Serra do Rio do Rastro e admirar a neve no inverno. Por ter sido colonizada por tropeiros, possui hoje uma forte cultura gaúcha que nos leva a saborear um bom churrasco com arroz campeiro ou ainda as delícias feitas com pinhão nos hotéis com infraestrutura ideal para o turismo rural.

Saiba mais sobre a região Serra Catarinense acessando o
IDMS de Bom Jardim da Serra
Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável
0,000
Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc... Conheça o guia completo de serviços de Bom Jardim da Serra.
Saiba Mais

COMO CHEGAR

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS

Blumenau Ver mapa >
Brasília Ver mapa >
Chapecó Ver mapa >
Criciúma Ver mapa >
Curitiba Ver mapa >
Florianópolis Ver mapa >
Joinville Ver mapa >
Lages Ver mapa >
Lauro Muller Ver mapa >
São Joaquim Ver mapa >
Urubici Ver mapa >
Urupema Ver mapa >
São José dos Ausentes Ver mapa >
Cambará do Sul Ver mapa >
Braço do Norte Ver mapa >
Tubarão Ver mapa >